CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina:
FISIOTERAPIA APLICADA À TRAUMATOLOGIA EM
ORTOPEDIA
Prof. Maisa de
Araújo Costa
Prof. Rosiana Maria de Lima
Maceió – Alagoas
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR
Professoras:
Maisa de Araújo Costa
Rosiana
Maria de Lima
E-mail:
maisaaraujocosta@hotmail.com
Currículo Resumido:
Maisa de Araújo Costa
Possui graduação em Fisioterapia,
diplomada pela Faculdade de Alagoas (2010), Pós-graduanda em Docência do Ensino
Superior.
Rosiana Maria de Lima
Possui graduação em Fisioterapia,
diplomada pela Faculdade de Alagoas (2009), Pós-graduanda em Terapia Intensiva
SOBRATI, Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior.
EMENTA
Estudos
teóricos e práticos de Fisioterapia aplicada à ortopedia e traumatologia,
facilitando o tratamento de lesões causadas por alguma afecção que irá comprometer
a função osteomioarticular.
OBJETIVOS
Ministrar aula sobre
anatomia e fisiologia na traumatologia em ortopedia, com objetivo de mostrar qual tipo de
tratamento será eficaz para determinadas lesões;
Identificar as
estruturas anatômicas que apresentam
sua anatomia modificada (patologias) através de exames por imagens;
Estabelecer relações entre
a fisiologia do paciente e os objetivos a serem alcançados;
Apresentar
métodos de intervenções fisioterapêuticas
preventivas no tratamento em lesões e alterações ortopédicas e traumatológicas,
possibilitando a reabilitação e a integração às suas atividades o mais precoce
possível;
Utilizar recursos da
fisioterapia que favoreçam o tratamento,
minimizando ou debelando o quadro álgico gerado pelo ciclo dor-espasmo-dor.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
1
- Anatomia e Fisiologia em ortopedia e traumatologia;
2
- Métodos de avaliação de traumas coluna vertebral, MMSS, MMII;
3
- O papel do fisioterapeuta na reabilitação osteomioarticular ;
4
- Tipos de fraturas e tratamentos;
5
- Recursos utilizados para o tratamento que acomete a coluna vertebral;
6
- Recursos utilizados para o tratamento que acomete o MMSS e MMII.
METODOLOGIA
1. Aulas de exposição dos conteúdos com discussões constantes;
2. Leituras e debates em sala de aula;
3. Trabalhos em equipe;
4. Seminários de apresentação e discussão de conteúdo;
5. Aulas práticas;
6. Estágios supervisionados.
AVALIAÇÃO
A
avaliação da disciplina será feita através de apresentações de relatórios
escritos e palestras expositivas (equipes de 4 alunos), aulas práticas em
laboratórios, debates, aulas expositivas dialogadas, participação e interesse
do aluno pela disciplina.
BIBLIOGRAFIA A SER UTILIZADA
CIPRIANO,
Joseph J. Manual fotográfico de testes
ortopédicos e neurológicos 4ª Ed. Editora Manole Ltda., São Paulo 2005. Este livro contém mais
de 850 ilustrações e mostra como executar e avaliar testes ortopédicos e
neurológicos básicos.
ABRAHAMS,
Peter. Atlas descritivo do corpo humano
1ª Ed. Editora Rideel, 2009. O livro abordado trata-se de um guia acessível
de como nosso corpo funciona.
LIPPERT,
Lynn S. Cinesiologia clínica para fisioterapeutas
3ª Ed. Editora Guanabara, 2008, São Paulo. O livro aborda anormalidades dos
seguimentos corporais, movimentos das articulações, ossos, músculos e de ligamentos,
bem como seus pontos de referências e esclarecimento de termos técnicos.
CORRIGAM, Brian; Maitland, G. D. Prática
Clinica – Ortopedia: tratamento e
diagnóstico. Editora Premier, São Paulo, 2000. Este livro foi desenvolvido com o
propósito de abranger uma ampla gama de
afecções que tendem a enquadrar-se na ortopedia, onde serão estudados vários
distúrbios.
KAHN,
Joseph. Princípios e pratica de
eletroterapia 4ª Ed. Editora
Livraria Santos, 2001, São Paulo. Esta edição foi elaborada com o propósito de
apresentar a eletroterapia como um método de tratamento eficiente.
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
1.
Ministraremos aulas teóricas e práticas sobre a disciplina Traumatologia em
Ortopedia, que irão tratar desde a fisiologia normal até a fisiologia
pós-trauma, bem como qual o tratamento ideal para cada caso;
2.
Iremos demonstrar métodos de avaliação com imagem, para saber que tipo e grau de
trauma acometeu o paciente;
3.
Estudaremos técnicas manuais e aparelhos que serão utilizados para promover a
recuperação dos pacientes com traumas ortopédicos;
4.
Faremos aulas práticas que serão ministradas em laboratórios, para por em
prática tudo que foi visto nas aulas teóricas em sala de aula;
5.
No final de cada aula, teremos cerca de
20 minutos para tirarmos as dúvidas e debater sobre o tema abordado.
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